loader image

Quem é você? Quais regiões você está atendendo?

Meu nome é Antonio Torres. Sou engenheiro de pré-vendas da Beeniusofereço suporte técnico no Brasil.

Quais são as características do setor no Brasil?

O Brasil é um mercado único; o maior país da LATAM e único onde se fala português em vez de espanhol, o que o diferencia imediatamente do resto do continente. Devido seu tamanho, também tem uma grande diversidade de culturas e hábitos regionais.

O mercado tradicionalmente sempre foi controlado pelas grandes emissoras, que detém o controle dos conteúdos, e por poucas grandes e tradicionais empresas que dominam sua distribuição. Para novos participantes do mercado esses são os primeiros desafios.

O número de assinantes de TV por assinatura no Brasil na realidade se multiplicou nos últimos anos mostrando seu potencial devido à enorme população. No entanto, é importante destacar que esse crescimento não ocorreu no mercado tradicional: o mercado tradicional está encolhendo.

O aumento é devido à chegada de novos pequenos operadores regionais e, infelizmente, o aumento descontrolado de operações ilegais.

Como 2021 vai afetar o mercado?

Eu acredito que veremos mais crescimento em 2021 em toda a indústria, particularmente em OTT. 

Depois de mais de um ano de restrições causadas pela COVID, os consumidores compreenderam os benefícios da nova tecnologia e estão gradualmente aceitando essas novas opções.  

No atual contexto pós-epidêmico, a infraestrutura do mercado brasileiro também será bastante desenvolvida e aprimorada para se adaptar às últimas tendências e necessidades de consumo. E para os principais participantes do mercado, a transição da TV paga tradicional para o streaming continuará com forte crescimento.  

Enquanto isso, associações de provedores e as autoridades regulatórias também começaram a fornecer apoio jurídico para esse processo de transição, trabalhando para alterar ou atualizar leis e regulamentos relevantes. 

Quais serão os pontos de crescimento de assinantes de TV em 2021 para as operadoras no Brasil? Que tipo de papel os produtos Beenius podem desempenhar nisso?

Novos recursos e melhor apresentação dos conteúdos é a chave para atrair mais assinantes de TV. 

A redução de custos também é um ponto essencial. As operadoras precisam encontrar uma maneira de reduzir os custos de implantação para terem mais capacidade na compra de conteúdo. 

Para as operadoras menores, formar grupos colaborativos e compartilhar os custos da infraestrutura física seria uma boa escolha. 

A Plataforma da Beenius atende a todos esses requisitos. É flexível, escalável e capaz de atender desde pequenos grupos colaborativos até operações com muitas centenas de milhares de assinantes. 

Qual o dilema para desenvolvimento das operadoras no Brasil em 2021? Como podemos ajudá-los com nossos produtos?

O dilema para novas operadoras no Brasil é selecionar a plataforma certa.  

É difícil encontrar fornecedores de tecnologia transparentes, que expliquem em detalhes como sua plataforma funciona e estejam empenhados em adequá-las aos diferentes requisitos de diferentes operadores. 

Operadores e ISPs ficam confusos sobre o que realmente precisam para iniciar uma operação e o que precisam para expandi-la. Geralmente investem muito em algo não adequado ou incapaz de acompanhar o crescimento da operação. 

A plataforma Beenius Interactive TV pode gerenciar todo o ciclo de vida do conteúdo IPTV/OTT, da ingestão ao armazenamento, da entrega à monetização, com velocidade e escalabilidade. Ao longo de todo o projeto, prestamos também serviços de consultoria e formação profissional para resolver as particularidades encontradas no lançamento e operação e crescimento da plataforma.

Como a Covid –19 afetou o setor?

A Covid-19 criou uma demanda repentina na infraestrutura de telecomunicações, o que obrigou empresas e ISPs a se adaptarem e investir na expansão de suas infraestruturas. Ao mesmo tempo provocou uma mudança nos hábitos de consumo dos potenciais clientes de TV por assinatura. 

Essa mudança de hábito, dos potenciais consumidores, criou uma demanda para nova operações de TV. Empresas de conteúdo e media, juntamente com ISPs, estão aproveitando essa oportunidade e iniciando, ou planejando, novas operações de TVpor assinatura. 

É uma boa situação para o mercado, onde a presença de pequenas operações está criando uma competição saudável e um crescimento do mercado.

Você está trazendo algo novo para o mercado em 2021?

Como consultor profissional, continuarei a ajudar operadoras a entenderem e se adaptarem às novas realidades do mercado e a criar modelos e estratégias de negócios, especialmente as pequenas operadoras, promovendo sua cooperação e crescimento para reduzir a concorrências ineficazes e atrito desnecessários. 

Algo que você gostaria de acrescentar?

O mercado de TV por assinatura mudou e continua mudando. Se transformou em um mercado extremamente dinâmico. Colaboração contínua entre fornecedores de tecnologia e operadores se tornou a necessidade básica para o sucesso.

Recent posts

FOM-Offline viewing