loader image

Quem é você? Quais regiões você está cobrindo?

Olá, meu nome é Fernando Yanaguibashi. Meu foco é prover serviços e consultoria para os ISPs Tier2 e Tier 3 no Brasil como Consultor de Vendas da Beenius.

Quais são as especificidades da indústria no Brasil?

A TV por assinatura tradicional ainda detém a maior participação de mercado no Brasil. No entanto, esse cenário vem enfrentando grandes desafios nos últimos três anos. Pandemia de Covid, preços de mercado não competitivos, entrada de gigantes internacionais de conteúdo e iteração de exibição de vídeos, tudo isso fez com que as operadoras de PayTV perdessem lentamente sua grande vantagem na batalha pelos assinantes.

Além disso, a baixa cobertura da infraestrutura de rede e oportunidades na prestação de serviços de banda larga geraram centenas de pequenos e médios ISPs locais. A participação desses novos players na indústria de vídeo e televisão, ao mesmo tempo em que aumenta a vitalidade do mercado geral, definitivamente aumentou a competitividade.

Como este mercado evoluirá em 2022?

Em 2022, podemos esperar fusões e aquisições significativas entre operadoras Tier2 e Tier3, o que significa que a concorrência entre as operadoras com mais de meio milhão de assinantes de banda larga será mais acirrada.

Mesmo com o desenvolvimento da tecnologia 5G no Brasil, devemos aguardar a continuidade da vigorosa expansão da infraestrutura de rede FTTH, o que certamente impulsionará o crescimento dos serviços de streaming com os OTT players.

Quais serão os pontos de crescimento de assinantes de TV em 2022 para as operadoras no Brasil? Onde os produtos da Beenius podem contribuir para este crescimento?

O mercado já está provando o poder da colaboração. Essas fusões e aquisições, apoiadas por recursos de capital estáveis, podem não apenas reduzir efetivamente os custos de concorrência entre si, mas também ajudar as operadoras e ISPs locais menores a manter um pedaço do bolo no mercado. Mas o desafio após fusões e aquisições irá além da gestão de pessoas, integração de sistemas e padronização de processos.

 

A plataforma de TV interativa da Beenius pode atender com flexibilidade às necessidades complexas e diversas de operadoras com diferentes escalas. Para as operadoras com uma pequena base de assinantes, a Beenius tem seu custo alinhado à medida que você cresce. Para os operadores mais proeminentes que desejam diversificar os serviços ao cliente final, a Beenius pode fornecer uma solução unificada e permitir que o operador principal distribua aplicativos com diferentes formatos de telas, idiomas e até canais para várias operadoras em diferentes regiões.

Qual é o dilema para desenvolvimento das operadoras no Brasil em 2022? Como podemos ajudá-los com nossos produtos?

A quantidade de assinantes de TV por assinatura no final de 2021 era de aproximadamente 14 milhões. Mas a realidade é que não vivemos um cenário favorável para a TV por assinatura no Brasil porque mudou o modelo de assistir TV principalmente pela população mais jovem, o que vai em sentido contrário ao modelo tradicional de comercialização do serviço de TV por assinatura.

Com base nisso, as operadoras que oferecem TV paga tradicional estão buscando ansiosamente por uma solução aderente ao cenário atual. No entanto, o processo poderia ficar preso em encontrar uma solução de vídeo para equilibrar o excelente desempenho com custo acessível, uma solução de vídeo que gerasse uma base de assinantes rentável. Para os ISPs puros, é hora de eles entenderem a importância de oferecer serviços de vídeo, e também precisam definir o formato e qual tecnologia usar com base em seus recursos financeiros.

A Beenius estuda o mercado há muitos anos. Temos forte presença no mercado brasileiro e já contamos com diversas parcerias de sucesso com operadoras locais. O ecossistema de soluções completo e a forte parceria do setor permitem que a Beenius forneça aos clientes um serviço completo, desde o design de UI/UX do front-end até a análise de usuários do back-end. Acredito que a experiência progressiva da Beenius pode ajudar eficientemente essas operadoras e ISPs a captar as tendências.

Você está trazendo algo novo para o mercado em 2022?

Existe um velho ditado que diz que nunca é tarde para aprender. Ver a rapidez com que a tecnologia está mudando me dá uma sensação de entusiasmo e urgência. Em 2022, focarei na tendência de desenvolvimento e direção de crescimento da indústria de uma visão local para um ponto internacional. Focarei meu trabalho para unir o mercado brasileiro e fornecedores globais de serviços técnicos, injetar sangue novo na inovação tecnológica da indústria de TV brasileira e fornecer consultoria e orientação para a localização de empresas internacionais de tecnologia.

Algo que você acrescentaria para compartilhar?

O mercado brasileiro está passando por mudanças, talvez com alguma dor. Mas esses são os custos de crescer. Estou muito feliz em ver o mercado brasileiro caminhando para um futuro maduro. Essas mudanças são desafios e oportunidades para todos.

Estou ansioso para ver como Beenius e eu conquistaremos tudo isso e que tipo de progresso podemos fazer.